terça-feira, 13 de março de 2012

Ciúme ( O Vilão )

Se conseguirmos identificar os sentimentos que nos impede de sermos mais felizes,todo o resto ficará mais fácil. Com certeza o ciúmes, é um deles. Quantos relacionamentos foram, são e serão prejudicados por esse sentimento difícil de controlar? O cíume pode ser descrito como uma característica da personalidade de um indivíduo. Alguns são muito ou pouco ciumentos. Quando o ciúme toca os relacionamentos, qualquer coisa poderá ser motivo para alimentar um espírito de competição e de disputa. Com isso, a pessoa que era dócil, compreensiva e companheira, torna-se áspera e agressiva. Isto, certamente poderá destruir uma convivência que anteriormente era saudável.

Todo aquele que se dispõe a amar e a viver um bom relacionamento, zela pelos cuidados necessários para a sadia convivência com a pessoa amada. E isso não faz do outro seu objeto, seu patrimônio. Por mais que amemos a pessoa ao nosso lado, não temos o direito de posse da sua liberdade.

Segundo Patrícia Ruschel Daudt, psicóloga clínica e terapeuta familiar, até certo ponto o ciúme é encarado como o "zelo do amor". "De alguma forma, o ciúme reafirma o desejo e a admiração pelo outro, mas quando ele acontece com muita freqüência e intensidade é sinal de que as coisas não vão bem com a própria pessoa ciumenta", afirma Patrícia.

Todos nós já experimentamos esse sentimento, não é mesmo? Tanto já sentimos ciúme de alguém, como já fomos alvo do ciúme do outro. E podemos dizer que não importa em qual lado estivemos, não foi nada bom!! Não gostamos quando uma pessoa desconfia de nós, principalmente sem motivos ;e também não gostamos de viver atormentados pela sombra de um rival que muitas vezes, só existe em nossas cabeças.

É gente, fato é que não importa o que façamos, o ciume não resolve a situação.Ou vc acha mesmo que seu ciúme impede alguma coisa? É o que vc gostaria, é o que vc luta desesperadamente para que aconteça, mas não é bem assim.
Devemos ter auto controle para que esse sentimento não acabe com uma relação que poderia ser saudável e duradoura. Se vc vive apavorada(o) com a idéia de que alguém de fora possa acabar com a sua relação, lembre-se que o seu ciúme exagerado acabará fazendo esse serviço.
Ah, vamos combinar? Perseguir, controlar, atazanar, desconfiar, não impedem NADA. Esse comportamento, é o mesmo que mastigar chiclete para resolver uma equação de álgebra. Adianta? NÃO VAI FUNCIONAR! Pelo contrário, vai fazer com que; o que antes só existia na sua cabeça, agora se torna possível por causa de suas atitudes.

 - Mas eu não consigo me controlar, é mais forte do que eu!!!!

Aqui vão algumas dicas para ajudar vc a controlar o seu ciúme:
1- Admitir que não está conseguindo ter controle sobre suas emoções
2- Buscar ajuda de uma opinião imparcial no relacionamento, geralmente uma ajuda profissional
3- Manter o diálogo sempre presente na relação
4- Ter a capacidade de se colocar no lugar do outro
5- Respeitar os sentimentos e as diferenças do outro
6- Ter auto-estima e não depender de uma outra pessoa para ter sua própria felicidade
7- Ter a confiança como base de um relacionamento

Gostaram? Comentem aí  =)  bjoss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será sempre aceito e bem vindo.
Comente sempre, isso ajuda a melhorar a qualidade do blog. Ahhh e me deixa feliz tb!!! rs
Obrigada e volte sempre, bjoss