sábado, 21 de abril de 2012

Fenômenos Naturais

Maré vermelha
As Marés Vermelhas são formadas pelo súbito aumento do fluxo de algas de cor única, que podem converter uma parte da água em uma cor vermelha sangue. Embora fenômenos desta natureza sejam relativamente inofensivos, alguns podem ser mortais, causando a morte de peixes, aves e mamíferos marinhos. Em alguns casos, até mesmo os seres humanos podem ser afetados, embora a exposição humana não seja conhecida por ser fatal.



Círculos de gelo
Enquanto muitos acreditem que estes círculos perfeitos sejam obra de alguma teoria da conspiração, os cientistas geralmente aceitam que eles são formados por turbilhões d’água que giram em um considerável pedaço de gelo, em um movimento circular. Como resultado desta rotação, outros pedaços de gelo e objetos gerados pelo desgaste uniforme nas bordas do gelo vão lentamente formando um círculo.



Nuvens Mammatus
Aparentemente assustadoras, as nuvens Mammatus também são mensageiras de tempestades e outros eventos meteorológicos extremos. Normalmente compostas de gelo, elas podem se estender por centenas de quilômetros em vários sentidos e formações, permanecendo visíveis e estáticas entre 10 minutos e 1 hora. Embora pareçam portadoras de más notícias, elas são apenas mensageiras, aparecendo antes e/ou depois de uma grande mudança meteorológica.



Arco-íris de fogo
Este raro fenômeno só ocorre quando há a participação do sol e das nuvens. Cristais dentro das nuvens refratam a luz em várias ondas do espectro, fazendo surgir cores entre as nuvens. Devido a raridade com que este evento acontece, existem poucas fotos.



Kelimutu
Kelimutu na Indonésia atrai visitantes por causa de suas lagoas magníficas, todas de cores variadas. Está localizado no cume de um vulcão de 1.639 metros no alto da ilha das Flores e os lagos ali presentes mudam suas cores com freqüência. Tudo depende da época do ano e do seu conteúdo mineral.







Old Faithful
Old Faithful é um géiser localizado no Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming, nos Estados Unidos. As erupções podem atingir 3700 a 8400 galões de água fervendo para uma altura de 106-184 pés (30-55 m), durando de 1,5 a 5 minutos. A altura média de uma erupção dele é de 145 pés (44 m) . No entanto, as erupções ocorrem frequentemente cerca de 90 minutos, embora este intervalo pode variar de 45 a 125 minutos na ocasião.





Mar Morto
É perfeitamente fácil flutuar no Mar Morto e ler um jornal. A razão para isto é que ali há cerca de 25% de sal na água (água do mar normal é em torno de 4-6%). Obviamente não há vida marinha no Mar Morto. É só o lugar mais baixo do planeta.





O Sol da Meia-Noite
Este Fenômeno natural ocorre nas latitudes acima de 66º 33’ 39" N ou S, ou seja, para além do círculo polar ártico ou do círculo polar antártico, quando o Sol não se põe durante pelo menos 95 horas seguidas. Em latitudes superiores a 80 graus, o Sol não se põe por mais de setenta dias sem o verão, ou seja, não há noites durante mais de dois meses.



Aurora boreal
Sem dúvida o mais belo de todos. É um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra. O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus.Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.


















Achei um vídeo da Aurora Boreal bem legal de ver!

Um comentário:

  1. Seguindo minha chará!!!! Auhauahuhuaha! Amei o video da aurora boreal, lindo. Te convido a visitar o meu e se gostar, segue! Bjjjj

    http://modandoecantando.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre aceito e bem vindo.
Comente sempre, isso ajuda a melhorar a qualidade do blog. Ahhh e me deixa feliz tb!!! rs
Obrigada e volte sempre, bjoss