segunda-feira, 4 de junho de 2012

Os Fantasmas do Vôo 401

Depois dos fantasmas da Casa Branca, uma das mais populares histórias de fantasmas dos últimos tempos é o conhecido caso dos Fantasmas do vôo 401.

Bob Loft era comandante do vôo 401 da Eastern Airlines no dia em que decolou de Nova York para Miami, na sexta-feira, 29 de dezembro de 1972.



Na época foi o maior acidente aéreo já ocorrido até aquele momento nos Estados Unidos.
Esse acidente ocorreu por uma distração dos tripulantes.
Tudo começou quando, na aproximação para o Aeroporto de Miami (KMIA/MIA), ao tentarem baixar o trem de pouso, havia a indicação no painel que o trem dianteiro não havia baixado.

O Engenheiro de vôo Don Repo e o Comandante Loft, foram checar através de um periscópio, instalado abaixo da cabine de comando, projetado exatamente para aquilo, porém, ao sair de seu assento, Loft não notou que deslocara a coluna do manche para a frente, o suficiente para desconectar o piloto automático. Com a noite escura, fase de lua nova, não era possível distinguir céu, horizonte, e terra.
Como Loft empurrara a coluna acidentalmente, o L-1011, tinha a tendência de embicar-se para abaixo da linha do horizonte, sem que seus tripulantes percebessem. Ao retornar a seu assento, Loft notou que seu Altímetro marcava 100 pés, e perguntou para seu primeiro oficial:

Stockstill: —Nós fizemos algo errado com a altitude
Loft: —O quê?
Stockstill: —Nós ainda estamos a 2000 (pés), certo?
Loft: —Hey - O que está acontecendo aqui?


As 23:42:08, o L-1011 entrou voando a 400Km/h no lago, se desintegrando instantâneamente, e matando 101 pessoas, inclusive Loft e Dan Repo, o engenheiro de bordo. A investigação concluiu que a causa do acidente foi uma combinação de falha de equipamento e erro humano.



Terminado o inquérito, peças e componentes do aparelho sinistrado foram recolhidos para serem usados em outros aviões da Eastern.

Pouco depois, começaram os boatos: pilotos e tripulantes em vários vôos da Eastern declararam ter visto os fantasmas de Loft e de Dan Repo, que apareciam com mais freqüência a bordo do avião número 318. Nos primeiros incidentes, algumas aeromoças acharam que a cozinha inferior, onde a comida era preparada, estava anormalmente fria. Outras sentiram que havia alguém ali com elas, quando estavam sozinhas.



Um dia, um engenheiro de bordo chegou para fazer sua inspeção pré-vôo e viu um homem vestido com o uniforme da Eastern.
Ele imediatamente reconheceu seu velho amigo, Dan Repo, que chegou a dizer que o engenheiro não precisava se preocupar com a inspeção porque ele já tomara todas as providências.
Em um outro vôo, o fantasma do comandante Loft foi visto por um piloto e duas aeromoças.
Ocasionalmente, Dan Repo ou aeromoças não identificadas eram vistos pelo painel de vidro do elevador da cozinha inferior - e então desapareciam antes da abertura da porta.

A tripulação do vôo 401, a bordo do vôo 26, em Miami, no dia anterior ao acidente. Atrás: Pat Ghyssels, Trudy Smith, Adrianne Hamilton, Mercy Ruiz. Na frente: Sue Tebbs, Dottie Warnock, Beverly Raposa, Stephanie Stanich. Na parte de cima, deitada: Patty George. Não aparece: Sharon Transue (ela tirou a foto).



Uma investigação informal sobres essas histórias foi dificultada tanto pela recusa dos empregados em falar sobre o assunto quanto por uma série de anotações desaparecidas do avião. Mas os investigadores finalmente descobriram um fato intrigante: muitas peças recuperadas do vôo 401 foram posteriormente usadas no avião número 318.
Muitos dos relatos vêm de pessoas com posições altamente responsáveis; pilotos, oficiais de vôo e até mesmo o vice-presidente da Eastern Airlines, que supostamente falou com o capitão deduzindo que ele era o encarregado do vôo, antes de reconhecê-lo como o falecido Loft.
Descobriu-se que quando os restos do Vôo 401 foram recuperados, alguns dos componentes que ainda funcionavam foram transferidos para outros aviões.
Ele concluiu que esta foi a causa das visões de fantasmas em 30 aviões diferentes.

A série Supernatural, da Warner, citou o vôo 401 no episódio 4 da primeira temporada.
Na história do episódio, um demônio causava acidentes aéreos. Tentando solucionar o caso, o personagem de Jared Padalecki, Sam Winchester, conta para o irmão Dean Winchester, interpretado por Jensen Ackles, a história do Vôo 401 da Eastern Air Lines.

Veja também : Histórias Sobrenaturais

Um comentário:

  1. Que loucura isso! Lembrei agora desse episódio de Supernatural, qdo vi nem me liguei muito na história.
    Gosto muito dos seus "Vale a Pena", e valem mesmo! Já tô acumulando curiosidades que aprendi aqui, rs.


    [Em Off]
    Sabe o sistema de comentários que uso no meu blog, o Disqus? Já pensou em instalar aqui? É ótima pra galera que comentar acompanhar as suas respostas aos comentários.
    Falo isso pq gosto de ler as respostas que os autores dão aos comentários que posto nos blogs, mas sempre passa vários pq não recebo notificações. Como sempre comento por aqui, achei válido recomendar. Espero que curta.

    Beijo!
    Thamy
    BLOG

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre aceito e bem vindo.
Comente sempre, isso ajuda a melhorar a qualidade do blog. Ahhh e me deixa feliz tb!!! rs
Obrigada e volte sempre, bjoss