sexta-feira, 27 de julho de 2012

Vc tá Mentindo? Olha Pra Mim!!



Quando uma pessoa rola os olhos, significa que ela está mentindo? Segundo o professor de psicologia Howard Ehrlichman do Queens College, City University of New York (EUA), não. Significa apenas que ela está pensando.

Especificamente, a pessoa está acessando sua memória de longo prazo. Esses movimentos rápidos, de um lado para o outro, desviando o olhar, costumam ser interpretados como mentira porque a pessoa “foge” do foco.

Seres humanos atribuem uma grande importância nos olhos dos outros como maneira de diferenciar o amigo do inimigo ou intuir o que os outros estão pensando. Outra teoria sugere que a direção do movimento dos olhos está relacionada ao hemisfério do cérebro que estamos acessando.

Mas a pesquisa de Ehrlichman sugere que os movimentos dos olhos são um resquício evolutivo. A maioria dos animais “são máquinas sensoriais/motoras”. Eles analisam e reagem constantemente ao ambiente, à procura de comida, por exemplo, ou tentando evitar o perigo. Quando eles encontram o que estão procurando, se fixam sobre isso. Nossa memória de longo prazo é como uma paisagem internalizada. Nós não precisamos de nossos olhos para digitalizá-la, mas “eles olhos passeiam”, segundo o Ehrlichman, mesmo que não estejamos procurando qualquer coisa visual.

Em experimentos, Ehrlichman descobriu que as pessoas estavam tentando recuperar memórias ou refletir quando faziam esse gesto. Ele não encontrou nenhuma evidência para apoiar a ideia de que rolar os olhos significava mentira. Mas, como muitas pessoas acreditam nisso (inclusive autoridades policiais), o gesto pode causar equívocos.

Fonte: MSN

Mais: Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será sempre aceito e bem vindo.
Comente sempre, isso ajuda a melhorar a qualidade do blog. Ahhh e me deixa feliz tb!!! rs
Obrigada e volte sempre, bjoss